Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Começa tudo outra vez

Os últimos dias de 2010 dediquei a organização. Joguei fora papeis, contas antigas e organizei todas as gavetas da minha casa. Faço esse ritual há alguns anos, como se organizando tudo, acabasse me centrando mais para iniciar mais um ciclo de 365 dias.
Em 2010 tivemos Copa, eleições, mineiros soterrados no Chile, terremoto no Haiti, morte de pessoas ilustres, polêmicas no esporte, na política, enfim...uma série de acontecimentos, que abalaram todo o Mundo.
O acontecimento mais recente e importante, ao meu ver, foi o combate ao crime no Rio de Janeiro com a  tomada do Complexo do Alemão pelas forças de segurança. Sem falar que pela primeira vez o País elegeu uma mulher a sua presidência.
Para 2011 faço votos que fatos positivos como esses se tornem rotineiros e que o povo brasileiro possa continuar acreditando em políticas públicas, democracia e crescendo economicamente.

Hoje é dia de pensar positivo, de fazer planos e desejar, independente se o lugar que você escolheu para começar tudo outra vez seja a praia, a fazenda, a casa dos seus pais, ou até mesmo seu velho e confortável quarto.
Desejo aos leitores dessa coluna e deste jornal as melhores energias para esse ano que se inicia e que juntos possamos dividir de vários assuntos que venham marcar 2011. Um forte abraços a todos.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ah, o Natal!

Natal significa nascimento. Nesta época é comum ouvir e vivenciar histórias de solidariedade. Para o público infantil a data é lembrada pela imagem do bom velhinho. Isso é construído pelos pais, que alimentam a história instigando o imaginário de seus filhos.
Psicólogos afirmam que estimular essa fantasia é saudável para o desenvolvimento dos pequenos, principalmente quando o assunto é Natal e Papai Noel – uma das recordações mais lindas da infância.
Para mim, o que fica registrado no inconsciente infantil além da imagem do homem barbudo, vestido de vermelho e simpático vai além dos presentes e realizações. O personagem carrega consigo valores que remetem a família, bondade e o espírito de solidariedade – ótimas características  para se alimentar em uma criança.
Li essa semana no site Educar e Crescer, da editora abril, uma matéria que falava justamente disso. Nela, educadores afirmavam que a figura do Papai Noel além de proporcionar uma infância mais feliz e cheia de imaginação, oferece outras representações simbólicas levadas para o resto da vida.
Porém nessa hora muitos pais se perguntam. “Até quando falar de Papai Noel?.” A descoberta pela verdade deve acontecer naturalmente e os responsáveis não devem se preocupar exageradamente com essa questão.
Livros dedicados ao tema apontam que é a partir dos 7 anos de idade que as crianças passam a desconfiar da existência do personagem. Mas isso varia de uma criança para outra.
Independente da idade em que se deixe de acreditar, estimule em seu filho a imaginação. Instigue valores que você acredite ser importante, como a magia vivenciada no Natal e fale da data lembrando não do consumismo excessivo pregado pela mídia, mas sim de um momento de reflexão e muito amor. Um bom Natal a todos!


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

E agora deu febre!

Passei um susto um dia desses. Minha pequena, que tem uma saúde de ferro,  amanheceu quietinha e ardendo em febre. Não estava gripada, não tinha saído de sua rotina, mas a febre estava ali. Preocupada , corri para o Pronto Socorro pedriátrico, e lá descobri mais seis bebês que estavam com o mesmo sintoma. Ela não comia e estava com 39 graus de febre.
Como eu, três mães eram marinheiras de primeira viagem, e estavam assustadas com tudo aquilo. A consulta durou cerca  de 15 minutos. Paciente, a médica me explicou tudo e disse que podia ser os dentinhos. A Alice já tem dois na arcada inferior, mas outros dois estão nascendo na arcada superior.
Nessa hora o que fazer?. Banho frio ou morno? Compressa? Chá? Pouca Roupa?. Diante de um formulário cheio de questionamentos a médica foi categórica. “A febre é um sintoma e não uma doença. É um sinal que o sistema imunológico está trabalhando para combater uma doença ou agressão. A febre é útil para reação do organismo”.
Os sintomas dependem da intensidade da febre e da idade da criança e a  febre pode ser dividida em três etapas: baixa :37,3ºC  a 37,7ºC, moderada: 37,8ºC  a 39,4ºC e alta: cima de 39,5ºC.
Para ajudar na redução da temperatura, ela me orientou a deixar a criança mais a vontade possível. Usar roupas leves, oferecer bastante líquido, colocar a criança em ambiente arejado e fresco e dar banhos em água morna, por 15 minutos.
Segui a cartilha da doutora e dois dias depois a Alice estava ótima. Para os papais de primeira viagem, fiquem atentos a essas dicas e qualquer dúvida recorra ao pediatra. O profissional é o melhor amigo dos pais, até mesmo para solucionar uma simples febre.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O problema está na rede!

No Brasil 17 milhões de adolescentes navegam pela internet. 83% deles possuem sites de relacionamento. A internet é uma arma se não usada de maneira adequada. Ela abre portas para roubos, exposição de informações pessoais, falsidade ideológica, entre outros crimes.
Em Serra, no Espírito Santo, cidade onde moro atualmente, dos 10 casos de adolescentes desaparecidos quatro estão ligados com encontros  marcados pela web. Número que assusta muitos pais.
Ao meu ver, a fiscalização é o melhor caminho. Acompanhe seu filho durante o uso da internet,  A
autorize apenas pessoas conhecidas nas salas de bate papo e controle as horas na frente do computador. Isso pode evitar muitos transtornos.
O uso incorreto da rede pode ser mais perigoso que uma simples caminhada na rua numa madrugada qualquer. Pense nisso antes de dar ao seu filho um computador e encaixá-lo no layout do quarto. Especialistas garantem que computadores comunitários, aqueles usados por toda família, ajudam no controle indireto do uso dos filhos.
Prometi  falar sobre esse assunto na semana passada em função do grande número de casos de desaparecimentos que venho acompanhando pela mídia. Sou da opinião que pequenas ações contribuem para o melhor. Boa parte das ocorrências envolve adolescentes e internet, por isso a minha preocupação.
A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional e sem fins lucrativos ou econômicos, que auxilia pais e responsáveis, desde 2005. Seu papel é receber denúncias sobre crimes cibernéticos, além de disponibilizar cartilhas de segurança e patrocinar pesquisas sobre o uso da internet no Brasil. Fique atento!