Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Estimule a inteligência do seu bebê!

É a partir do quarto mês que as crianças começam a ter o desenvolvimento neuropsicomotor. Nesta fase, elas  se interessam por objetos coloridos e passam a segurá-los com força e com o olhar fixo. Daí em diante é só alegria!.
A Alice está em uma fase onde os brinquedos seguram sua atenção por pouco tempo. Agora com 12 meses, ela está encantada com o mundo e dispensa qualquer objeto por caixas, papéis, garrafas descartáveis, chega até ser engraçado!.
Como observo bastante o desenvolvimento dela, busquei informações que pudessem contribuir para essa fase e assim auxiliar no seu crescimento com brincadeiras estimulantes.
Segundo Julia Manglano, especialista em estimulação infantil na Escola AeD, o cérebro cresce pelos estímulos que recebe. Quanto mais estímulos agradáveis seu bebê receber, mais sinapses se formam, e portando, mais habilidades ele terá.

Selecionei algumas brincadeiras. Espero que gostem!

Inteligência auditiva:
Nós pais normalmente por ignorância deformamos a audição de nossos bebês colocando músicas de baixa qualidade ou instrumentos de brinquedo e as crianças quando mais tarde querem aprender a tocar um instrumento musical já não tem mais ouvido.
- Tocar durante 3 minutos um trecho de música erudita de qualidade e anunciar o nome do compositor e da peça. Tocar o mesmo trecho 3 vezes por dia durante 1 semana e depois substituir por outra peça. A escuta é ativa.
- Tocar em um piano ou xilofone uma nota musical e dizer o seu nome 3 vezes por dia, durante 1 semana, sempre repetindo a mesma nota.
Inteligência visual:
- Mostrar fotos.
- Mostrar 10 imagens e nomeá-las 3 vezes por dia durante 1 semana. Exemplos: 10 fotos de cachorro, 10 de frutas, 10 de árvores, 10 de flores ou 10 objetos da casa.
- Mostrar palavras grandes.
- Ler e mostrar livros todos os dias.
Inteligência manual e táctil:
Ajuda depois a criança a ter facilidade na escrita.
- Dar diferentes objetos para que segure.
- Dar caixas para abrir e fechar.
- Dar uvas-passas para colocar dentro de uma garrafa de plástico.
- Dar diferentes papéis para amassar.
- Dar espaguetes crus para quebrar.
- Brincar com areia.
- Brincar com panelinhas e água.
- Pendurar a criança em um trapézio.
Inteligência lingüística:
- Falar muito fazendo perguntas curtas.
- Usar um vocabulário correto.
- Repetir os sons emitidos pelo bebê.
- Expor a outras línguas sem misturá-las.
Inteligência motora:
- Dar oportunidade de arrastar várias vezes ao dia.
- Brincar de engatinhar.
- Rolar o bebê.
- Dançar com o bebê.

*Fonte: portaldafamília.org

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Será que meu filho come bem?

Parei esses dias para observar a quantidade que a Alice come. Agora, com um aninho, percebi que o apitite dela aumentou e eu fiquei tão feliz com isso!

Além da sua alimentação, recheada com legumes, verduras e sucos naturais, todo dia, principalmente na hora do jantar, ela finaliza comendo comigo e com o meu marido. Realidade não muito comum com outras crianças, que nessa fase come bem menos.
Pensando nisso pesquisei em alguns sites sobre a alimentação infantil, principalmente no primeiro ano de vida, e muitos especialistas declaram que essa redução é natural por uma mudança normal de padrão.
De acordo com eles, a criança normal triplica seu peso no primeiro ano de vida, e aumenta apenas cerca de 10 a 20% de seu peso a partir do primeiro aninho!.
Além do mais, essa é uma época de gripes e resfriados freqüentes, quando o apetite diminui mais ainda. O importante é não forçar a criança a comer como antes, mas oferecer mais comida a ela quando estiver se recuperando para o apetite aumentar.
DICA-
*Não force seu filho a comer, nem force a comer tudo.
*Não implique com a criança e respeite o seu paladar. Se quer que ela coma tudo, coma você também, para dar o exemplo.
*Procure fazer da hora da refeição um momento de prazer para todos e não seja preconceituoso: um bom sorvete pode ser tudo do que ela precisa no momento, em matéria de energia.
Fonte: site guia do bebê

terça-feira, 12 de abril de 2011

O problema da vez é a conjuntivite!

Aqui onde eu moro a estatística é a seguinte...de um grupo de cinco pessoas, três já pegaram a doença, sendo desse montante duas crianças. Preocupante né?
Em casa ninguém ainda foi infectado, graças ao bom Deus, porém a preocupação é constante. Vale  lembrar que conjuntivite nada mais é que uma inflamação na membrana, acompanhada de vermelhidão e secreção nos olhos, e que requer muito cuidado!

Segundo o site guia infantil.com, a conjuntivite infecciosa é transmitida, mais freqüentemente, por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa. O contágio se dá, nesse caso, pelo contato. Assim, estar em ambientes fechados com pessoas contaminadas, uso de objetos contaminados, contato direto com pessoas contaminadas ou até mesmo pela água da piscina são formas de se contrair a conjuntivite infecciosa. Quando ocorre uma epidemia - situação a que acontece aqui no condomínio, pode-se dizer que é do tipo infecciosa.
Pensando nisso colocaremos a partir de amanhã um cartaz imenso na área de lazer, com letras garrafais, alertando sobre o uso da piscina, play baby e demais lugares onde o infectado não poderá transitar.
Abaixo deixo algumas recomendações. Como eu, outras mamães ou papais  podem estar com medo da doença que irrita adultos e crianças.
Para prevenir o contágio, tome as seguintes precauções:
• Lavar as mãos frequentemente;
• Evitar aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes e praias;
• Lavar com frequência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microrganismos patogénicos;
• Não coçar os olhos;
• Aumentar a frequência com que troca as toalhas do banheiro e sabonete ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
• Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;
• Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;
• Evitar contato direto com outras pessoas;
• Evitar pegar crianças pequenas no colo;
• Não use lentes de contato durante esse período;
• Evitar banhos de sol.


* Fonte: guiainfantil.com

sábado, 9 de abril de 2011

Andadores. Melhor não usar!

Por que será que não é bom? Por vários motivos. A criança desde o nascimento passa por etapas do desenvolvimento em que cada fase serve de base para a próxima.
Primeiro sustenta a cabeça, depois rola o corpo para os dois lados, se arrasta de barriga para baixo, senta com apoio, depois sem apoio, engatinha (alguns não passam por essa etapa), ficam em pé para então começarem os primeiros passinhos.
Em todo desenvolvimento motor e de equilíbrio a criança explora o ambiente e os objetos em sua volta, desenvolvendo paralelamente o aspecto neurológico. O bebê tenta alcançar objetos, observa os adultos e suas ações e imita.

O andador força a criança a pular várias dessas etapas essenciais para o desenvolvimento. Ela, por exemplo, não deixa a criança experimentar os “tombinhos” naturais do início do aprendizado do caminhar e, assim, a aquisição do equilíbrio é limitado e pode ainda deformar a estrutura óssea da perna.
Por pular etapas, o andador atrasa o início da marcha. Se o bebê é pequeno para o andador, usará somente as pontas dos pés para movimentar-se, o que poderá causar alguns problemas além do atraso da marcha, como alteração óssea.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mais um dia!

Hoje foi mais um dia lutando com o desmame da Alice. Como saímos um pouco da rotina ela procurou mais vezes pelo bendito tete....a noite tentei dar o leite convencional com o suplemento, porém ela tomou bem pouco...
Não vou desistir!

Bjo e boa noite as mamães e amigas que acompanham o blog!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Literalmente " tirando do peito"

Essa semana amanheci com um próposito, conseguir tirar a Alice do peito!. Uma tarefa, digamos, bem dificil!.
Já iniciei outras tentativas que foram frustantes, mas agora, com um ano não tem jeito...chegou a hora de desmamar. Talvez seja mais sofrido para mim do que para ela, porém é uma fase do desenvolvimento da criança fundamental.

Comecei com uma planilha estipulando horários para a alimentação e assim substituindo as mamadas, por mais frutas, sucos, água e claro o bendito leite, que ela não gosta e não toma de jeito nenhum!.
Segunda e terça-feira, foram dias nublados aqui em casa. Choro, reclamação e nada da bonita beber o leite. Hoje, quarta-feira, tivemos um avanço ela tomou dois dedos do leite temperado com farinha láctea, sabor frutas vermelhas e simplesmente por isso estou radiante! kkk.
Bendita farinha láctea!. Que outros avanços sejam comemorados!.
Vou dividindo aqui com vocês!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Quero meu peso de volta!

Numa conversa informal aqui no condomínio onde moro, das três mulheres que falavam sobre o assunto nenhuma estava realmente satisfeita com o corpo após a gestação.
Um ano depois de ter a Alice, declaro que estou dois quilos mais gordinha...e isso me incomoda!!! Consigo vestir as roupas que me serviam antes da maternidade, porém uma saliente barriguinha me deixa a beira de uma crise de nervo. kkk
Durante a gestação me senti a última bolacha do pacote. Cabelos sedosos, pele hidrata e aquele barrigão que todos diziam: "Que grávida linda você ficou!", que me enchia de orgulho.
Porém o tempo passou, a Alice cresceu e nem tudo foram flores. Sei que preciso de mais disciplina, de um tempo exclusivamente para mim, porém morando em outro estado e sem ter ninguém para cuidar da minha cria, como vou achar tempo de ir para acadêmia?. Fico orgulhosa ao ver que ainda consigo fazer coisas pequenas como a unha e o cabelo (pois teve dias que nem isso era possível!)kkk
O drama é vivido por mães espalhadas por esse ' mundão' a fora. Num é uma reclamação só minha, mas confesso que vem me deixando um pouco triste.
Para não ficar vendo a vida passar e chateada por causa de dois quilos a mais, resolvi escrever este post e dividir com vocês.
Sei que mulher nenhuma, mãe ou não, está TOTALMENTE realizada com o peso. hahaha. E se todas pudessem gritar, berrariam: QUERO MEU PESO DE VOLTA!

domingo, 3 de abril de 2011

Regras!

Todo livro que tem como tema educação infantil orienta os pais a traçarem regras para os seus rebentos!
Horários para alimentação, recreação e afins....Tô seguindo tudo certinho e com a Alice está funcionando.
Trace metas você também!

Abraços.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Queda de cabelo durante a amamentação

São eles. Os benditos hormônios, que contribuem para a queda dos cabelos durante a amamentação. È comum ouvir as mesmas reclamações, durante esse período vivenciado por muitas mulheres.
De acordo com especialistas, um dos principais é a progesterona. Hormônio que faz os cabelos ficarem mais volumosos, durante a gestação. Porém depois de dois ou três meses do parto, os níveis  se alteram e os cabelos se modificam novamente, resultando na queda.

O problema ameniza perto do primeiro ano da criança. Enquanto isso, procure o seu médico de confiança e peça algum remédio que possa reduzir a queda dos fios.
Dicas
Não realize nenhuma química nos cabelos sem orientação médica. Além de prejudicar você poderá prejudicar a saúde do seu bebê.
Lembre-se: a queda dos cabelos será por um período curto. Não se estresse, pois está amamentando e precisará de muita calma e paciência para não lesar o alimento mais saudável do seu filho.
Não acredite em milagres. Se alguém te induzir a comprar algum produto ou medicamento para evitar queda, não acredite antes de consultar um médico. A queda é causada por alterações hormonais e não será tratada desse modo.
Fonte - guiadobebe.uol.com.br