Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tem hora certa para comer sozinho?

Achei esse texto publicado na revista Crescer e achei ótimo, por isso vou dividir com vocês!. Sei que como eu, muitos papais estão em dúvida e a matéria é esclarecedora!.
Segue abaixo o texto na íntegra!. Bjos !!!
-----
Com 1 ano, seu filho é um craque em apanhar os alimentos com a mão. Mais seis meses, e você pode apresentar-lhe a novidade de fazer o mesmo com a colher. A que tem cabo torto costuma facilitar o desafio de acertar a pontaria – levar a comida do prato para a boca. Mas fazer certo é o que menos importa nesse momento. "Primeiro, a criança vai se familiarizar com a colher, aprender a manipulá-la e entender para que serve. Depois, vai conhecer os alimentos e se lambuzar, o que é normal. Por volta dos 3 anos, estará comendo sozinha", explica a pediatra Leda Amar de Aquino, da Sociedade Brasileira de Pediatria. Com garfo
A nutricionista Susy Graff, de São Paulo, sugere que a criança comece a aprender a comer sozinha na hora da sobremesa e do lanche com alimentos sólidos. "Assim, a mãe pode controlar melhor a refeição principal do filho e também seu apetite", explica. No início, no lugar da colher, a criança pode usar um garfinho de plástico, de pontas arredondadas. "É mais fácil para espetar pedaços de frutas ou um pãozinho cortado", ensina. "Além disso, a sujeira será menor."Se você só pode estar com seu filho na hora do almoço ou do jantar, uma boa técnica para iniciar o treino é colocar um pouco da comida num pratinho só para ele, dando-lhe a colher. A quantidade maior fica num outro prato, na sua mão. Entre uma tentativa e outra, você oferece uma das suas colheradas. Aos poucos, aumente a comida no pratinho, até que ele seja capaz de comer tudo sozinho.
Não é festa
A cada colherada bem-sucedida, Guilherme, 2 anos, recebe aplausos da mãe, Rosana Gisele Calassi. "Fazê-lo comer sozinho não é muito fácil. Procuro variar os pratos e também faço elogios", conta. A nutricionista Susy não concorda com parte dessa festa: "A refeição deve ser um momento descontraído. A criança precisa ter liberdade para comer no seu ritmo, sujar-se, explorar a comida. Mas tudo tem limite. Comer é importante para a saúde dela. Não é preciso receber elogios e aplausos a cada colherada. Isso acaba estimulando maus hábitos."
Dicas úteis - Apetite menor: É natural que a criança de 1 a 2 anos coma menos. A velocidade de crescimento diminui e ela tem muitos outros interesses.
- Guloseimas:
É importante controlar e, melhor ainda, evitar. Seu filho está formando hábitos alimentares.
- Horários:
Nessa fase, o recomendável são seis refeições ao dia (as principais e os lanches).
- Sabor e cor:
Pratos variados e coloridos despertam o interesse da criança pelos alimentos e fornecem bom equilíbrio de nutrientes.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Um lindo dia das Mães à todas vocês!

 Durante esse mês assistimos centenas de comerciais que falavam sobre mães, porém apenas um me chamou a atenção e me fez  assisti-lo mais de três vezes; A campanha de Dia das Mães da Renner. Achei lindo o texto, que narra exatamente os nossos sentimentos em relação ao nossos filhos. Abaixo segue o  texto, para apreciação. Essa é minha homenagem a todas as mamães que estão curtindo o blog, não sendo seguidora, mas dando sempre que possível uma passadinha por aqui para ler mais um post!!!. Bjos meninas lindasss !!!
-----
“Filhos crescem. E vai chegar um dia em que eles não vão mais precisar de você.
Vão realizar sozinhos. Tarefas impossíveis como amarrar os tênis.
Vão ler suas próprias histórias antes de dormir e espantar sozinhos os monstros de baixo da cama.
Não vão querer nem que você ajude a escolher suas roupas. Pior: ainda vão chamar você de antiquada.
Vai chegar o dia em que eles vão querer a sua carona, mas não a sua companhia.
E vai chegar o dia, aquele dia, em que eles vão arrumar suas coisas e vão embora.
Mas também chega o dia… em que eles voltam. Feliz Dia das Mães”.

·         Texto de autoria desconhecida, utilizado durante campanha do Dia das Mães da Renner.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

NOVIDADES!

Oi gente!!!. Novidade quentinha pra vcs!!!. Agora os textos publicados no blog  MÃE100CULPA poderão ser conferidos também na Revista Acontece Regional!. O convite foi feito pela diretora administrativa da revista, Suzan Barbosa, mãe de três meninos lindos e a partir da próxima edição nos veremos bimestralmente lá!

A revista é linda!. Tem circulação em Cordeirópolis, Limeira, Iracemápolis, Santa Gertrudes e Rio Claro.
Assim que sair a próxima edição conto pra vcs!
Site: http://www.revistaaconteceregional.com.br/