Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Meu bebê já pode usar protetor solar?

São tantas as dúvidas sobre os riscos da exposição ao sol na vida do bebê, que muitas mães acabam perdidas diante de tantas informações sobre o uso correto do protetor solar. Pensando e vivendo este problema, principalmente agora em que o verão se aproxima,  o mãe100culpa decidiu postar um texto sobre o assunto.

O FDA, órgão Americano que regulamenta a liberação de medicamentos, não recomenda o uso do filtro antes dos seis meses de idade. A explicação está na maior absorção da pele do bebê e também pela possível dificuldade do produto ser eliminado pela imaturidade do sistema excretor da criança.

Após o sexto mês de vida, a pele já apresenta a mesma estrutura que a dos adultos e nesta hora a recomendação é o uso de protetores solares com fator 15, no mínimo.

Aos bebês que ainda não completaram seis meses de vida, a recomendação é evitar o sol no período entre 10h e 16h (11h e 17h, durante o horário de verão). Além disso, os médicos orientam que bebês com menos de 1 ano de idade não fiquem mais de meia hora expostos diretamente ao sol, mesmo que essa exposição seja feita no comecinho da manhã ou final da tarde. Guarda sol, bonés e cata-cocos contribuem para a proteção.
Ainda de acordo com o órgão, a exposição à luz solar na infância pode ser o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Dados apontam que cerca de 80% da exposição solar de toda vida, ocorre nos 18 primeiros anos e como os efeitos nocivos das radiações solares são cumulativos, recomenda-se a utilização de protetores solares diariamente desde a infância.

Converse sempre com o pediatra do seu filho e tire todas as dúvidas. Ele é o seu bem mais precioso!