Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Perder e ganhar - texto para o blog "Depois da Perda"

Essa semana tive o prazer de escrever para o blog de uma grande amiga. Nos conhecemos há 6 anos, mas tenho a impressão que nossa amizade é bem mais velha que isso. Gostei da proposta que ela lançou no blog para os amigos e embarquei nesta aventura de contar sobre as surpresas, agradáveis ou não, que a vida nos impõe!
Quem não conhece o blog vale a pena dar uma passadinha lá.
www.depoisdaperda.blogspot.com.  - Segue texto!
----
Bom antes de tudo vou me apresentar. Me chamo Luciana, tenho 29 anos, há 6 anos sou amiga da Stefanie e para mim a palavra perder sempre estará ao lado do verbo ganhar. Aquariana, sempre gostei da liberdade, porém como jornalista nunca dispensei um bom roteiro. Na vida pessoal esse hábito se mantinha e talvez por isso tenha sofrido tanto com as surpresas que a vida preparava para mim.
Noiva há 2 anos e namorando a mesma pessoa por 8 anos, não havia se quer um final de semana em que não estivéssemos juntos, porém em abril de 2009 fomos separados de Estado. Devido ao trabalho e uma oportunidade de crescimento profissional, o meu noivo mudou-se para o Espírito Santo. A decisão teve que ser tomada as pressas e nós tivemos apenas um final de semana para nos despedirmos. Eis aí a primeira perda!.
Eu morando no interior de São Paulo, em uma cidadezinha de 22 mil habitantes, fiquei sem chão, sem ar, sem reflexo. Estava perdendo ali o contato diário com alguém eu amava e que me conhecia há exatamente 10 anos. Todos os dias eu pensava: “Será que isso vai passar?”. As tecnologias do mundo moderno ajudavam a amenizar a distância, porém a ausência física doía demais.


Resolvemos então casar no final daquele ano. Entre os preparativos, convites e os proclamas de casamento, descobri que estava grávida e por mais uma vez, o roteiro que eu havia escrito tinha saído do meu controle. Sempre sonhei com a maternidade e um filho já estava dentro do nosso projeto de vida a dois, mas confesso que a Alice chegou exatamente 1 ano antes do previsto. Rs.
Eis a primeira conquista! O nosso casamento foi um sonho e como não podia ser diferente a minha amiga Stefanie e meu eterno amigo Lucas estiveram lá, como testemunhas, nesse dia feliz e marcante, pois ao dizer aquele SIM deixei para trás pessoas queridas demais, familiares, amigos e minha profissão para começar tudo de novo. O medo era enorme!. Eis a segunda perda!
Os três primeiros meses longe de tudo e de todos foram sofríveis. De fato, meu cordão umbilical foi cortado aos 26 anos. Sem minha mãe por perto, pai e irmãos queridos, tive que ser forte e caminhar sozinha. Quando parei de chorar e olhei ao meu redor, vi uma criança linda nos meus braços, um marido generoso, companheiro e apaixonado, novas amizades a serem conquistadas, novos desafios e foi exatamente neste dia em que eu entendi que perder e ganhar caminham lado a lado.
Ao responder as surpresas da vida, deixei para trás uma menina dependente dos pais e me transformei em mulher, esposa, mãe e apaixonada pela família que Deus planejou para mim.
Finalizo esse texto com uma frase que minha mãe costuma dizer nas situações mais difíceis “O tempo de Deus não é o nosso e por isso é preciso ter fé e muita luz para entender o que ele quer nos dizer quando demora para atender um pedido ou antecipa algumas situações".

quarta-feira, 28 de março de 2012

Visitar o pediatra sempre dá um alívio

Nesses dois anos de vida a Alice já teve três pediatras. Vocês devem estar pensando que essa quantidade é um absurdo, mas explico que tudo foi uma questão de logística.
Durante os dois primeiros meses de vida da pequena moramos no interior de São Paulo. Lá ela foi acompanhada pela doutora Mara, uma médica muito competente, que me orientou sobre a fase mais crítica da Alice, período em que ela sofria constantemente de cólicas.
Depois nos mudamos para o Espírito Santo e aqui, sem muitas referências, encontrei uma médica maravilhosa chamada Mariângela. Paciente, ela perguntou sobre a minha gestação e através dessa conversa ela traçou o nosso histórico familiar,  o qual auxília o médico na constatação ou não de futuras doenças no bebê. Logo na primeira consulta fiquei encantada, porém acabamos encontrando um outro pediatra, chamado Cid Athayde. O consultório dele fica próximo de casa, motivo pelo qual estamos com ele até hoje.
Doutor Cid é paciente, atencioso e conversador. Gosta de ouvir histórias, pergunta sempre sobre a nossa adapatação aqui no estado e me tranquiliza sobre o peso da Alice, porque sempre acho que ela está abaixo do peso. haha
Nossa última consulta foi no dia 22, deste mês, data em que ela completava dois aninhos. Fomos eu, ela e o papai.Tiramos todas as dúvidas e graças a Deus está tudo bem com a nossa princesinha.
Com 88 centímetros e 10 quilos e meio, Alice é uma criança saudável, que come de tudo, apenas não bebê leite. Isso mesmo gente....minha filha não bebe leite!.
Ela mamou integralmente no peito até 1 ano e 4 meses, no processo de desmame experimentei todos os tipos de leite tão importante para o seu crescimento, porém ela recusa. Assunto para um outro post.
O que eu queria dizer nessa nossa conversa é que sempre que levo a Alice ao médico, volto para casa com uma sensação de dever cumprido, de alívio, de que tudo está bem.
Na consulta consigo sanar todas as minhas dúvidas, peço orientações e assim vou caminhando com a educação e saúde da minha bebê.
Tenho certeza que vocês também são assim! rs.

Abaixo algumas dicas para fazer da consulta um período de aprendizado.

1) Anote todas as suas dúvidas em uma agenda, caderno ou no livro de desenvolvimento do seu filho.
2) Não tenha vergonha de questionar o pediatra sobre coisas que você acha ser banal, como a frequência em que seu filho defeca, reação depois de uma determinada vacina, etc.
3) Se possível, peça a presença do pai para que ele também possa acompanhar o desenvolvimento da criança. Isso vale também para casais separados.
4) Se ainda não foi solicitado, peça um exame para saber sobre as alergias do seu filho.
5) Leve sempre a caderneta de vacinação.





 Beijos e até breve!

quarta-feira, 21 de março de 2012

A data mais importante do MEU calendário!

Há datas no calendário que entram para história e marcam fases importantes demais na vida de cada um de nós...  22 de Março, para mim, é uma dessas datas.

Minha filha escolheu esse dia para nascer e hoje ela completa 2 aninhos de vida! Já fala, anda, canta,  reza e come sozinha. Num é que minha menina está cada dia mais independente?!.

É assim o ciclo da vida. Antes tão pequena e frágil, hoje tão esperta e surpreendente. Sei que há muito ainda para se viver, sei que há muitas conquistas e outras tantas independências para serem aplaudidas, mas hoje o que eu quero é só festejar.

Festejar o milagre da vida, da saúde, do desenvolvimento e principalmente do amor. Esse amor entre mãe e filha, que assim como eu, outras tantas mães falam, detalham, tentam expressar...

Todos os dias me dedico integralmente para sua felicidade e hoje não será diferente. Quero que a Alice se recorde dos seus aniversários com a alegria que eu me  lembro dos meus. Minha mãe sempre me acordava, com o melhor abraço do mundo, desejando apenas saúde, felicidade e força de vontade para seguir. Como sou grata a ela!.

Abaixo segue fotos do último domingo. Bolo, guaraná e bailarinas para festejar a saúde da minha pequena. Tudo feito com muito carinho por essa mãe babona, que AMA demais esse anjo enviado por Deus.  

Obs: Eu e seu pai somos gratos pela sua existência e neste dia de alegria te desejamos as bençãos de Deus. Você é o nosso bem mais precioso !!!










quinta-feira, 1 de março de 2012

Um dia e tanto!

Ser mãe é reviver a infância todos os dias. É compartilhar com seu filho descobertas que você, devido a correria do dia a dia, havia esquecido.
Hoje, logo pela manhã, me pequei brincando de boneca, fazendo bichinhos de massinha e pintando desenhos com giz de cera.
Dediquei duas  horas do meu dia para alegria da minha filha. Deixei afazeres, cobranças e confesso que no fim de tudo quem se divertiu fui EU!.É gratificante poder viver tudo isso, principalmente para quem sempre sonhou com a maternidade.
Daqui exatos 21 dias, a Alice completará dois aninhos e eu estava indecisa com o tema da festa. Hoje, depois de todas as brincadeiras, decidi!. rs. E iremos desta vez comemorar através do balé. Com as cores rosa, lilás e branco iremos festejar essa data tão especial.
Este ano faremos em casa, para poucas pessoas. Decidimos não viajar para a nossa cidade natal,com fizemos no ano passado. rs - maridão achou melhor dar um corte no orçamento. Mesmo assim não consegiu cortar a minha fértil imaginação. hahah.
Com a ajuda de uma amiga estamos fazendo uma festinha delicada. O dia foi corrido, cheio de pesquisa de preços, compras de cola, tesoura, papel, adesivos...me diverti muito!
Prometo que assim que ficar tudo pronto posto para vocês!!!


* Foto tirada no mês de janeiro, em Cordeirópolis, durante os 30 dias em que voltei ao trabalho. Fase de aprendizado para mim e minha pequena. Beijinhos.

PS: No último post esqueci de colocar as dicas para as crianças de 1 ano e 11 meses.  Segue abaixo!.

Como seu filho está crescendo

Prestes a completar 2 anos, seu filho provavelmente canta partes de músicas e já pode falar frases com até três palavras. Algumas crianças com alma de artista conseguem copiar algo como círculos e traçar desenhos com linhas, mas não se preocupe se tudo parecer somente um grande rabisco para você. O importante é estimular a coordenação motora, tendo à disposição bastante papel e giz de cera (melhor do que lápis ou canetas nesta fase).

Aproveite para brincar com objetos de tamanhos diferentes agora que ele começa a entender o conceito de opostos, como alto e baixo e pequeno e grande.

Converse o mais que puder em casa, porque assim será mais fácil identificar algum déficit de fala ou audição. Na dúvida, mencione para o pediatra na próxima consulta, já que sessões de fonoaudiologia podem ser bem eficazes para corrigir problemas em crianças pequenas