Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A mala da maternidade. O que levar?

Na reta final da gestação as atenções estão voltadas para o "grande dia", o nascimento. Com o enxoval completo, lembrancinhas escolhidas e tudo organizado em casa para a chegada do bebê, o que resta agora é a montagem da mala, que será levada para maternidade , tanto da mãe como a do recém-nascido!. Eis que nesta hora pinta a seguinte dúvida. O que levar?

Muitos cursos de gestantes orientam sobre essa maravilhosa tarefa. Dão dicas e sugestões para que não aconteça nenhum imprevisto.

O MÃE100CULPA quer ajudar você também e nesta postagem vai deixar uma relação de tudo que precisa ser levado para este momento.
Foto ilustrativa - internet

A primeira dica é fazer tudo com antecipação. A mala pode ser organizada a partir do 7º mês de gestação, período em que o bebê já pode nascer.

Separe e lave com sabão neutro as roupinhas que você desejar. Compre saquinhos plásticos e faça pacotinhos com as trocas que você queira que ele use na maternidade, principalmente nas primeiras horas de vida.

Com uma fita adesiva e caneta identifique. Exemplo: 1ª troca/ um boddy, manga curta ou longa dependendo da estação que o bebê nascer, um macacão tamanho RN ou P, dependendo do tamanho e peso do seu bebê, que pode ser visto no último ultrassom antes do parto. A mesma lógica deve ser seguida para as fraldas descartáveis. Inclua também fralda de boca, fralda comum e uma toalha fralda.

Faça de 8 pacotinhos. Parece um exagero, mas seu bebê vai tomar dois banhos por dia na maternidade. Neste caso é melhor pecar pelo excesso do que pela falta

Coloque também na nécessaire sabonete líquido e escovinha de cabelo.

Lembre-se: as maternidades preferem que os bebês não usem lacinhos nem pulseirinhas, pois podem ser perdidos durante as trocas.

Outra dica: além da mala, na hora de sair de casa há outros itens que você deve se lembrar de pegar. Faça uma lista e deixe bem visível para verificar, na pressa de sair, se não esqueceu nada:

• carteirinha do plano de saúde

• cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal

• documentos pessoais

• lembrancinhas

• enfeite da porta da maternidade

- No próximo post O MÃE100CULPA vai falar da mala da mamãe!. Beijos