Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A dura tarefa de tirar as fraldas


Mãe de primeira viagem e sem referência nenhuma para saber sobre qual a hora certa para tirar as fraldas de um bebê, recorri as mães mais experientes. Com tanta informação desencontrada fui buscar informações sobre esse processo e entendi que não há uma data certa para tamanha independência na vida de qualquer criança.
Se você é mãe e conhece outras mães já deve ter conversado sobre o desenvolvimento do seu filho. Neste bate papo informal, cada mãe falou uma data, por exemplo, para os primeiros passos do seu filho.
Há crianças que andam com 10 meses e outras quase com dois anos. O mesmo processo acontece com as fraldas. È inútil tirar a fralda de um bebê, que ainda não possui controle e nem domínio dos seus medos, como o de sentar no vaso sanitário.
È por volta dos 2 anos que a criança atinge o amadurecimento neurológico, motor e emocional necessário para o uso do banheiro, porém essa maturidade pode demorar um pouco mais para acontecer – sem problemas!
-------
Pediatras orientam que o importante é estar atenta aos indícios de que o seu filho está pronto. Olhe as dicas!
·         Ele consegue permanecer por intervalos de duas a três horas sem molhar a fralda.
·         Avisa quando quer fazer xixi ou cocô ou se acabou de fazer
·         Fica desconfortável quando a fralda esta suja
- Dica: No período da noite diminua a quantidade de líquido oferecido para criança.