Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como Cuidar dos Dentes do Meu Bebê?

Os primeiros dentinhos da Alice nasceram quando ela tinha seis meses e meio. Desde então me preocupo com a higienização, pois sei da importância da saúde bucal.

De inicio fazia a limpeza com uma fralda limpa ou com gazes. Agora com 1 ano e 3 meses e com 12 dentes a minha princesa já passou a usar uma escova dental, com pasta apropriada para sua idade.

Especialistas garantem que os bons cuidados começam cedo na vida, ou seja ainda na gestação!. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.


Outro alerta dado pelos dentistas e pediatras é com as cáries de mamadeira, causadas pela exposição frequente de líquidos que contém açúcar.

A fórmula é simples, os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior. Há casos em que as crianças necessitam até passar por tratamento de canal, em função da gravidade do problema.

Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou gazes umedecidos.

Um comentário:

  1. Flúor tb faz muito mal e é cancerígeno. Só com recomendação mesmo! A pasta de dente que uso, recomendada pelo meu dentista, nem tem flúor. Ao invés disso, ela tem agentes naturais. As pastas de dentes infantis também não possuem flúor. Super perigosos isso!

    http://hypescience.com/fluor-faz-mal-para-saude/
    Meu dentista confirmou tudo isso que está aí nesse artigo.

    Só um alerta. ;)

    ResponderExcluir