Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Amizade pós parto

Andei pesquisando tudo que escrevi neste espaço desde de agosto de 2010, quando criei o blog e percebi que não havia nenhum texto que falava sobre a importância da amizade para a gestante no decorrer de toda gravidez.
É que justamente nesse período as mulheres estão mais sensíveis e necessitam de pessoas queridas ao seu lado para dividir tantas emoções! rs.
Eu, graças a Deus, tive anjos em minha vida com os quais eu compartilhei todas as sensações da gravidez. Mari, Fran, Stefanie, minha irmã Ana Paula e claro, minha mãe Lucilei. Essas pessoas foram incríveis comigo!!!
Descobri que estava grávida no dia 17 de agosto, uma terça-feira. Na quarta, meus pais fizeram um churrasco em comemoração  e na quinta-feira liguei para todas as minhas amigas contando a feliz notícia.
A surpresa foi no sábado, quando elas aparecem em casa sobrecarregadas de sacolas.rs. Era sapatinho, meia, pagão, toquinha, luva...e começava ali a primeira parte do enxoval. Tudo branco, vermelho, amarelo - mal sabíamos que depois tudo ia ficar rosa. haha.
Estou escrevendo tudo isso para dizer que amigos, são anjos enviados por Deus e que podem através de simples gestos colorir nossos dias. Além do amor da família, a Alice e eu contamos com mimos de muitas pessoas queridas, que eu guardarei para sempre no meu coração.
Tem muito mais gente que dividiu comigo dos nove meses mais esperados da minha vida!. O pessoal do trabalho, parentes próximos, amigas que não vejo com tanta frequência...ufa!. Bom demais!
Os mimos duraram pós parto e por isso o título desse texto. Acredito que apoio é tudo que uma mãe necessita nos primeiros meses de adaptação com a nova realidade. Além do carinho do marido, namorado, namorido ou noivo, manter essa relação - com amigas que já viveram a maternidade ou não - evitam alguns problemas enfrentados como depressão pós parto e síndrome do pânico.
Abaixo algumas pessoas que completaram a minha alegria de ser mãe!!!


Mariane, Fran, Stefanie

 Mãe, irmã

 Marido
Minha família

Tati Marques, Ale, Maira

5 comentários:

  1. Sinto falta de cada uma dessas pessoas com as suas particularidades. Sou um pouquinho de cada uma delas!. Mesmo longe, penso, rezo e torço por cada uma todos os dias!

    ResponderExcluir
  2. ai emocionei !!!! amiga, q lindo tudo isso !! nosss
    mesmo sem a mesma frequencia de antes, mas vive em nós a amizade ... pq quando plantada e cuidada com carinho, cria raizes profundas !!!! mesmo longe estão no coração !!! s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a forma que encontrei de matar a saudade de vocês, suas lindas!

      Excluir
  3. Amizade antes e depois do parto e durante toda a sua vida e de sua linda família! Concordo plenamente com seu texto, pois eu também vivenciei tudo isso. Após a perda, precisei muito do apoio dos amigos verdadeiros, próximos ou não de mim, eles foram anjos em minha vida e continuam sendo. Como você, que eu amo muito! Beijos

    ResponderExcluir