Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Violência praticada por adolescentes

Gostaria de esclarecer a minha ausência nos últimos dias neste blog.Tive problemas técnicos com meu notebook e ficou impossível  postar textos aqui, mas segue abaixo mas um assunto interessante: A violência praticada por adolescentes.
Há 15 dias, em todos os noticiários, não se fala em outra coisa a não ser a agressão realizada por adolescentes, de classe média alta, em uma avenida de São Paulo. O ato foi contra um homossexual, tendo como principal motivo o preconceito e a intolerância.
Diante do fato, muitos pais se perguntaram sobre aonde está o erro na educação, pois esses jovens estudam em boas escolas, moram em belas residências e vestem o que há de melhor no mercado. A resposta pode ser obtida na leitura do livro " A mente do seu filho", escrito pelos psicanalistas Fábio Barbirato e Gabriela Dias. Segundo os escritores, três ações podem contribuir para a redução de casos como esse, e assim ajudar na construção de adultos mais sensatos e responsáveis.
A primeira sugestão é a participação dos pais na vida do jovem. O segundo é não confundir autoridade com autoritarismo. Nesta dica, eles frisam que os pais devem ser amigos dos seus filhos, sem se esqueçer que são pais e devem ser respeitados.
Para finalizar, e ao meu ver uma das dicas mais óbvias, é que os pais devem SEMPRE ser exemplos, modelos. "Filhos não são brinquedos, bonecos, e nada deve ser negociado com moeda de troca ou seja, faça isso que eu te darei aquilo. Essa fórmula pode ser extremamente prejudicial para educação do seu filho", explica Fábio.
Claro que não há uma receita pronta para educação de uma criança. Seria útil, porém não há. O jeito é ficar atento para cada sinal dado, principalmente pelos adolescentes, que vivem em constante transformação e são extremamente vulneráveis.
Limite também o uso da internet, cresce no Brasil o número de adolescentes que desaparecem e se envolvem com homens mais velhos através da rede. O assunto é tão complexo, que vale uma coluna só sobre o tema. Falarei disso na próxima coluna - O problema está na rede!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário