Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A HORA DE DIZER NÃO

Esses dias me deparei com uma situação bem difícil... como dizer NÃO para uma criança de apenas 7 meses. Diante do problema fui eu, de novo, recorrer aos livros  e  amigas que já passaram por situação semelhante.
Nos livros descobri que os pais que sabem dizer não e sustentam essa posição têm mais chances de ajudar os filhos a lidar com as frustações e ter uma vida mais feliz. Com as minhas amigas, descobri que a tarefa não é nada fácil, porém é a melhor atitude a ser tomada pelos pais.
A primeira dica para lidar como uma birra infantil é não se desesperar.  Gritos e tapas só reforçam este tipo de comportamento da criança, que desde muito cedo aprende a lidar com a arte da manipulação.
A teimosia e as birras fazem parte do comportamento infantil e trata-se de uma tentativa da criança em demonstrar independência e expressar suas vontades. Especialistas garantem que os sinais aparecem por volta de 1 ano e meio de idade. Nessa hora a segunda dica é dar pouca atenção e não ficar assistindo ao ‘show’,  a menos que a criança esteja se debatendo e corra o risco de se machucar.
Se os escândalos forem em lugares públicos, a orientação aos pais é que encerrem o passeio e expliquem a criança que tudo acabou em função da sua falta de educação. Quanto mais os pais souberem lidar com os filhos, automaticamente as birras irão diminuir. A maneira de lidar com esses conflitos é decisiva.

Os pais precisam ser firmes, mesmo que o filho chore e fique com raiva deles. A ausência do NÃO na educação de uma criança pode contribuir na formação de um adulto que não suporta frustações e tem dificuldades de relacionamento.

2 comentários:

  1. Super bacana seu blog Lu. Parabens. Realmente ser mãe não e facil, nem mesmo dizer não. Eu que o diga com uma pequena de 1 ano e 7 meses.
    Vou acompanhar seu blog.
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ai Pati obrigada!
    Visito sempre seu blog. Esses dias fiz a receitinha de carne seca. Uma delícia!

    ResponderExcluir