Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VOLTA AS AULAS:

Cuidados com Transporte Escolar

O mês de janeiro está no fim e para muitas crianças as férias também. Fevereiro é marcado pelo retorno as atividades escolares e nesta fase muitos pais estão finalizando a lista de material, como também assinando o contrato com o transporte que levará o seu filho durante todo ano letivo.
Além do preço, outra preocupação dos responsáveis deve ser com  a segurança da criança, pois o veículo e o condutor que oferecer esse serviço precisa seguir algumas regras  impostas pelo Detran.
Ao contratar o serviço é preciso verificar se o transporte não é clandestino. Procure referências sobre o condutor,   e pesquise se ambos são credenciados pelo Detran. Conheça o trajeto feito pelo motorista. Tome conhecimento sobre o cuidado com o uso do cinto de segurança, pois cada criança deve ter o seu.  Não permita que seu filho seja transportado em pé ou que o número de crianças ultrapasse o permitido por lei.

Informe-se sobre a área de embarque e desembarque, garantindo a segurança do seu filho. Vale lembrar que todo veículo deve ter autorização especial, expedida pela Divisão de Fiscalização de Veículos e Condutores do Detran ou pela Circunscrição Regional de Trânsito, o Ciretran. Esta autorização deve estar fixada na parte interna do veículo em local visível.
Além das fiscalizações realizadas pelo Detran, o veículo deve passar por mais duas vistoriadas realizadas em janeiro e em julho para verificação específica dos itens de segurança do transporte escolar.  O motorista deve ter acima de 21 anos e habilitação na categoria “D”.
É preciso participar de todas as etapas na vida do seu filho, principalmente a escolar. É de responsabilidade dos pais o seu bem estar e segurança. Fique sempre atento!.



Nenhum comentário:

Postar um comentário