Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Férias é tempo de redobrar a atenção com as crianças

Janeiro, primeiro mês do ano, verão, férias, uma combinação perfeita para acontecer alguns imprevistos. Nesta época é comum aumentar o índice de acidentes domésticos  -  sendo este a terceira maior causa de morte infantil no Brasil.

È natural que as crianças mexam em tudo, pois esse processo faz parte do seu desenvolvimento. Porém cabe aos pais fiscalizar o ambiente para que essa ‘curiosidade’ não resulte em uma tragédia.

O assunto é bem ‘batido’, eu sei, mas nunca é demais reforçar e alertar, com dicas que parecem óbvias e simples. Conversando com mais duas essa semana ouvi meia dúzia de histórias que podiam ter terminado mau. Pensando nisso, tomei algumas ações que vou dividir com vocês.

Aos que moram em apartamento, instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos.

Evite deixar cadeiras, bancos e camas perto de janelas, para que as crianças não escalem ou debrucem nesses móveis. Cubra as tomadas com protetores específicos e oriente seu filho a não colocar o dedo na tomada, pois eles podem frequentar outros lugares que não tenham a proteção.

Cabos de panelas devem ficar virados para dentro do fogão. Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos e lembre-se que para uma criança se afogar bastam apenas 2,5 cm de profundidade. Por isso cuidado com baldes, tanques, vasos sanitários e piscinas sem proteção adequada.

Sem falar, nos produtos de limpeza armazenados em embalagens de alimentos e refrigerantes, que podem confundir as crianças. Evite deixar esses itens na parte de baixo de pias e armários.

De acordo com especialistas em saúde na infância, os acidentes mais comuns envolvendo crianças são provocados por quedas, armas de fogo, afogamentos, engasgos, queimaduras, envenenamentos, sufocação e falta de segurança no transporte. Por isso, fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário