Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O primeiro dia na escola ninguém esquece

Uniforme passado, material comprado, van contratada e de repente você vê o seu rebento pronto para enfrentar o primeiro dia de aula. Justo o seu filho, aquele que você carregou no colo, amamentou, velou o sono...dando os primeiros passos para a independência. Estranho né?
Essa sensação invade o coração de muitos pais e provavelmente vai invadir o seu. Minha pequena nunca se afastou de mim por mais de duas horas. Hoje acredito que sou mais dependente dela, do que ela de mim...mas antes que o sofrimento apareça, estou buscando recursos para enfrentar  o que muitos pais enfrentaram nessa semana: O INICIO DO ANO LETIVO!.
Psicólogos afirmam que o comportamento dos pais influencia e muito neste primeiro passo da criança. Nessa hora, é muito importante que os responsáveis procurem transmitir  segurança de que o primeiro dia de aula é apenas um dos obstáculos que eles terão que enfrentar no decorrer da vida. Trata-se da passagem do ambiente familiar para o social.

ADAPTAÇÃO
Para lidar com esse período, comum entre as crianças de 2 e 3 anos de idade – fase em que elas adquirem a “autonomia corporal” -  os pais devem disponibilizar um tempo para estar próximo dos filhos, acompanhando de longe essa adaptação, que dura em torno de uma semana. Convém preparar o ambiente de trabalho para possíveis eventualidades, como atrasos ou faltas.
Se o período de adaptação ultrapassar o indicado, converse com calma com seu rebento, fale do quando é bom ir  a escola, fazer novos amigos, peça uma atenção da professora para com ele. Toda mudança, até em nós adultos, gera uma certa incerteza – imagine nas crianças.
Desta vez a palavra de ordem é PACIÊNCIA E BOA SORTE!

2 comentários:

  1. oi Luciana, como vai...??Lindinha como vc é mae de primeira viagem,gostaria de dizeruma coisinha que sem duvida o primeiro dia de aula a gente nunca esquece , porem tem outro dia na vida de uma mae que é pior, e odia que o filho(ja adulto) sai de casa e diz que vai morar sozinho, ou por causa do trabalho, ou por causa de estudo ,nao importa, doi muit oheim... aguarde e vera mas saiba que é emaravilhoso ser mae mesmo tendo momentos de idas e voltas, ..

    ResponderExcluir
  2. Realmente! Qdo se é mãe o coração vive apertado!

    ResponderExcluir