Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tem hora certa para comer sozinho?

Achei esse texto publicado na revista Crescer e achei ótimo, por isso vou dividir com vocês!. Sei que como eu, muitos papais estão em dúvida e a matéria é esclarecedora!.
Segue abaixo o texto na íntegra!. Bjos !!!
-----
Com 1 ano, seu filho é um craque em apanhar os alimentos com a mão. Mais seis meses, e você pode apresentar-lhe a novidade de fazer o mesmo com a colher. A que tem cabo torto costuma facilitar o desafio de acertar a pontaria – levar a comida do prato para a boca. Mas fazer certo é o que menos importa nesse momento. "Primeiro, a criança vai se familiarizar com a colher, aprender a manipulá-la e entender para que serve. Depois, vai conhecer os alimentos e se lambuzar, o que é normal. Por volta dos 3 anos, estará comendo sozinha", explica a pediatra Leda Amar de Aquino, da Sociedade Brasileira de Pediatria. Com garfo
A nutricionista Susy Graff, de São Paulo, sugere que a criança comece a aprender a comer sozinha na hora da sobremesa e do lanche com alimentos sólidos. "Assim, a mãe pode controlar melhor a refeição principal do filho e também seu apetite", explica. No início, no lugar da colher, a criança pode usar um garfinho de plástico, de pontas arredondadas. "É mais fácil para espetar pedaços de frutas ou um pãozinho cortado", ensina. "Além disso, a sujeira será menor."Se você só pode estar com seu filho na hora do almoço ou do jantar, uma boa técnica para iniciar o treino é colocar um pouco da comida num pratinho só para ele, dando-lhe a colher. A quantidade maior fica num outro prato, na sua mão. Entre uma tentativa e outra, você oferece uma das suas colheradas. Aos poucos, aumente a comida no pratinho, até que ele seja capaz de comer tudo sozinho.
Não é festa
A cada colherada bem-sucedida, Guilherme, 2 anos, recebe aplausos da mãe, Rosana Gisele Calassi. "Fazê-lo comer sozinho não é muito fácil. Procuro variar os pratos e também faço elogios", conta. A nutricionista Susy não concorda com parte dessa festa: "A refeição deve ser um momento descontraído. A criança precisa ter liberdade para comer no seu ritmo, sujar-se, explorar a comida. Mas tudo tem limite. Comer é importante para a saúde dela. Não é preciso receber elogios e aplausos a cada colherada. Isso acaba estimulando maus hábitos."
Dicas úteis - Apetite menor: É natural que a criança de 1 a 2 anos coma menos. A velocidade de crescimento diminui e ela tem muitos outros interesses.
- Guloseimas:
É importante controlar e, melhor ainda, evitar. Seu filho está formando hábitos alimentares.
- Horários:
Nessa fase, o recomendável são seis refeições ao dia (as principais e os lanches).
- Sabor e cor:
Pratos variados e coloridos despertam o interesse da criança pelos alimentos e fornecem bom equilíbrio de nutrientes.

2 comentários:

  1. Desde o início, eu deixo minha filha se lambuzar com a comida. Toda vez q eu introduzia um alimento novo, era uma sujeira só, mas assim q ela se acostumava, deixava q eu desse numa boa. Sempre deixei ela brincar e se sujar com a comida, desde que dentro dos limites do cadeirão.

    Ela já come sozinha desde 1 ano e meio. Antes disso, ela até já sabia comer, mas comia devagar, então eu dava um ajudinha com outra colher. Hj, com quase 2 anos, come bem, sozinha e se suja até que bem pouco. Dá até pra arriscar q ela coma sozinha na rua. ^^

    ResponderExcluir
  2. Vi que vc seguia meu blog http://eramos2.blogspot.com Eu voltei a postar e estou tb com o blog http://boloeguarana.blogspot.com, sobre festas infantis.
    Vim te fazer uma visita e adorei. Voltarei sempre. :)

    ResponderExcluir