Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O problema está na rede!

No Brasil 17 milhões de adolescentes navegam pela internet. 83% deles possuem sites de relacionamento. A internet é uma arma se não usada de maneira adequada. Ela abre portas para roubos, exposição de informações pessoais, falsidade ideológica, entre outros crimes.
Em Serra, no Espírito Santo, cidade onde moro atualmente, dos 10 casos de adolescentes desaparecidos quatro estão ligados com encontros  marcados pela web. Número que assusta muitos pais.
Ao meu ver, a fiscalização é o melhor caminho. Acompanhe seu filho durante o uso da internet,  A
autorize apenas pessoas conhecidas nas salas de bate papo e controle as horas na frente do computador. Isso pode evitar muitos transtornos.
O uso incorreto da rede pode ser mais perigoso que uma simples caminhada na rua numa madrugada qualquer. Pense nisso antes de dar ao seu filho um computador e encaixá-lo no layout do quarto. Especialistas garantem que computadores comunitários, aqueles usados por toda família, ajudam no controle indireto do uso dos filhos.
Prometi  falar sobre esse assunto na semana passada em função do grande número de casos de desaparecimentos que venho acompanhando pela mídia. Sou da opinião que pequenas ações contribuem para o melhor. Boa parte das ocorrências envolve adolescentes e internet, por isso a minha preocupação.
A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional e sem fins lucrativos ou econômicos, que auxilia pais e responsáveis, desde 2005. Seu papel é receber denúncias sobre crimes cibernéticos, além de disponibilizar cartilhas de segurança e patrocinar pesquisas sobre o uso da internet no Brasil. Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário