Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ah, o Natal!

Natal significa nascimento. Nesta época é comum ouvir e vivenciar histórias de solidariedade. Para o público infantil a data é lembrada pela imagem do bom velhinho. Isso é construído pelos pais, que alimentam a história instigando o imaginário de seus filhos.
Psicólogos afirmam que estimular essa fantasia é saudável para o desenvolvimento dos pequenos, principalmente quando o assunto é Natal e Papai Noel – uma das recordações mais lindas da infância.
Para mim, o que fica registrado no inconsciente infantil além da imagem do homem barbudo, vestido de vermelho e simpático vai além dos presentes e realizações. O personagem carrega consigo valores que remetem a família, bondade e o espírito de solidariedade – ótimas características  para se alimentar em uma criança.
Li essa semana no site Educar e Crescer, da editora abril, uma matéria que falava justamente disso. Nela, educadores afirmavam que a figura do Papai Noel além de proporcionar uma infância mais feliz e cheia de imaginação, oferece outras representações simbólicas levadas para o resto da vida.
Porém nessa hora muitos pais se perguntam. “Até quando falar de Papai Noel?.” A descoberta pela verdade deve acontecer naturalmente e os responsáveis não devem se preocupar exageradamente com essa questão.
Livros dedicados ao tema apontam que é a partir dos 7 anos de idade que as crianças passam a desconfiar da existência do personagem. Mas isso varia de uma criança para outra.
Independente da idade em que se deixe de acreditar, estimule em seu filho a imaginação. Instigue valores que você acredite ser importante, como a magia vivenciada no Natal e fale da data lembrando não do consumismo excessivo pregado pela mídia, mas sim de um momento de reflexão e muito amor. Um bom Natal a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário