Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Visitar o pediatra sempre dá um alívio

Nesses dois anos de vida a Alice já teve três pediatras. Vocês devem estar pensando que essa quantidade é um absurdo, mas explico que tudo foi uma questão de logística.
Durante os dois primeiros meses de vida da pequena moramos no interior de São Paulo. Lá ela foi acompanhada pela doutora Mara, uma médica muito competente, que me orientou sobre a fase mais crítica da Alice, período em que ela sofria constantemente de cólicas.
Depois nos mudamos para o Espírito Santo e aqui, sem muitas referências, encontrei uma médica maravilhosa chamada Mariângela. Paciente, ela perguntou sobre a minha gestação e através dessa conversa ela traçou o nosso histórico familiar,  o qual auxília o médico na constatação ou não de futuras doenças no bebê. Logo na primeira consulta fiquei encantada, porém acabamos encontrando um outro pediatra, chamado Cid Athayde. O consultório dele fica próximo de casa, motivo pelo qual estamos com ele até hoje.
Doutor Cid é paciente, atencioso e conversador. Gosta de ouvir histórias, pergunta sempre sobre a nossa adapatação aqui no estado e me tranquiliza sobre o peso da Alice, porque sempre acho que ela está abaixo do peso. haha
Nossa última consulta foi no dia 22, deste mês, data em que ela completava dois aninhos. Fomos eu, ela e o papai.Tiramos todas as dúvidas e graças a Deus está tudo bem com a nossa princesinha.
Com 88 centímetros e 10 quilos e meio, Alice é uma criança saudável, que come de tudo, apenas não bebê leite. Isso mesmo gente....minha filha não bebe leite!.
Ela mamou integralmente no peito até 1 ano e 4 meses, no processo de desmame experimentei todos os tipos de leite tão importante para o seu crescimento, porém ela recusa. Assunto para um outro post.
O que eu queria dizer nessa nossa conversa é que sempre que levo a Alice ao médico, volto para casa com uma sensação de dever cumprido, de alívio, de que tudo está bem.
Na consulta consigo sanar todas as minhas dúvidas, peço orientações e assim vou caminhando com a educação e saúde da minha bebê.
Tenho certeza que vocês também são assim! rs.

Abaixo algumas dicas para fazer da consulta um período de aprendizado.

1) Anote todas as suas dúvidas em uma agenda, caderno ou no livro de desenvolvimento do seu filho.
2) Não tenha vergonha de questionar o pediatra sobre coisas que você acha ser banal, como a frequência em que seu filho defeca, reação depois de uma determinada vacina, etc.
3) Se possível, peça a presença do pai para que ele também possa acompanhar o desenvolvimento da criança. Isso vale também para casais separados.
4) Se ainda não foi solicitado, peça um exame para saber sobre as alergias do seu filho.
5) Leve sempre a caderneta de vacinação.





 Beijos e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário