Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Estimule a inteligência do seu bebê!

É a partir do quarto mês que as crianças começam a ter o desenvolvimento neuropsicomotor. Nesta fase, elas  se interessam por objetos coloridos e passam a segurá-los com força e com o olhar fixo. Daí em diante é só alegria!.
A Alice está em uma fase onde os brinquedos seguram sua atenção por pouco tempo. Agora com 12 meses, ela está encantada com o mundo e dispensa qualquer objeto por caixas, papéis, garrafas descartáveis, chega até ser engraçado!.
Como observo bastante o desenvolvimento dela, busquei informações que pudessem contribuir para essa fase e assim auxiliar no seu crescimento com brincadeiras estimulantes.
Segundo Julia Manglano, especialista em estimulação infantil na Escola AeD, o cérebro cresce pelos estímulos que recebe. Quanto mais estímulos agradáveis seu bebê receber, mais sinapses se formam, e portando, mais habilidades ele terá.

Selecionei algumas brincadeiras. Espero que gostem!

Inteligência auditiva:
Nós pais normalmente por ignorância deformamos a audição de nossos bebês colocando músicas de baixa qualidade ou instrumentos de brinquedo e as crianças quando mais tarde querem aprender a tocar um instrumento musical já não tem mais ouvido.
- Tocar durante 3 minutos um trecho de música erudita de qualidade e anunciar o nome do compositor e da peça. Tocar o mesmo trecho 3 vezes por dia durante 1 semana e depois substituir por outra peça. A escuta é ativa.
- Tocar em um piano ou xilofone uma nota musical e dizer o seu nome 3 vezes por dia, durante 1 semana, sempre repetindo a mesma nota.
Inteligência visual:
- Mostrar fotos.
- Mostrar 10 imagens e nomeá-las 3 vezes por dia durante 1 semana. Exemplos: 10 fotos de cachorro, 10 de frutas, 10 de árvores, 10 de flores ou 10 objetos da casa.
- Mostrar palavras grandes.
- Ler e mostrar livros todos os dias.
Inteligência manual e táctil:
Ajuda depois a criança a ter facilidade na escrita.
- Dar diferentes objetos para que segure.
- Dar caixas para abrir e fechar.
- Dar uvas-passas para colocar dentro de uma garrafa de plástico.
- Dar diferentes papéis para amassar.
- Dar espaguetes crus para quebrar.
- Brincar com areia.
- Brincar com panelinhas e água.
- Pendurar a criança em um trapézio.
Inteligência lingüística:
- Falar muito fazendo perguntas curtas.
- Usar um vocabulário correto.
- Repetir os sons emitidos pelo bebê.
- Expor a outras línguas sem misturá-las.
Inteligência motora:
- Dar oportunidade de arrastar várias vezes ao dia.
- Brincar de engatinhar.
- Rolar o bebê.
- Dançar com o bebê.

*Fonte: portaldafamília.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário