Minha foto
*Luciana Cândido é jornalista,autora deste blog e da coluna que leva o mesmo nome na Revista Acontece Regional, com circulação em Cordeirópolis, Limeira,Iracemapolis e Santa Gertrudes. Ela é casada, mãe e já atuou em veículos de comunicação de Cordeirópolis, Limeira, Araras e Piracicaba.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dia Nacional do Teste do Pezinho. Exame pode reduzir mortalidade infantil


Obrigatório nos 15 primeiros dias após o nascimento do bebê e responsável pela detecção de várias doenças, o  teste do pezinho é determinante para reduzir a mortalidade infantil, segundo estudos do Ministério da Saúde .

Ele foi criado com o intuito de iniciar precocemente o tratamento das crianças que apresentem Fenilcetonúria, Galactosemia, Hipotiroidismo, Hiperplasia, Fibrose, Toxiplamose, Rubéola, Anemia Falciforme, Sífilis, Citomegalovirose, Doenças de Chagas, Aids e Espectometria.

Com isso, além de evitar mortes prematuras, os recém-nascidos são tratados adequadamente e não desenvolvem sequelas graves, que podem ser irreversíveis, como retardamento mental e desenvolvimento neuropsico- motor.

“O Teste do Pezinho é um dever do Estado e um direito do cidadão, por isso, nenhum pai e mãe pode negligenciar e deixar de submeter seu filho a ele. Os problemas que são evitados são muito graves e trazem consequências desastrosas para o desenvolvimento da criança, quando não a levam à morte”, frisou a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Triagem Neonatal.

Fonte: Site 1ª Edição
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário